APB se despede de um líder pioneiro

Faleceu, em 11/02/2021, o ex-presidente da Associação dos Participantes da Braslight – APB, Manoel Gonçalves Silveira



Silveira, como era conhecido na Light, onde trabalhou por 32 anos, inicialmente na Auditoria Interna, encerrou sua carreira profissional como titular da Área de Compras. Em 1991, aposentou-se e, logo em seguida, dedicou-se à consolidação da Associação dos Participantes da Braslight – APB, criada em 1989.

Como presidente da APB, foi indicado pela patrocinadora Light, para integrar o Conselho de Curadores, atualmente Conselho Deliberativo da Fundação Braslight, como membro representante dos assistidos e pensionistas.

Foi um conselheiro extremamente participativo e indispensável na elaboração do Contrato de Equacionamento de Déficits no Plano A/B, firmado em 2001 entre a Light e a Braslight. Este acordo resultou na assunção pela Patrocinadora dos resultados financeiros (déficits/superávits) acumulados até aquela data, bem como os futuros, pelo prazo de 25 anos – portanto, até 2026. Isso tranquilizou os participantes da Fundação, ante a decisões incompatíveis e prejudiciais aos objetivos da entidade.

Durante o seu mandato em 2002, a APB adquiriu suas salas próprias, na Avenida Rio Branco nº 37, salas 307 e 308. O espaço que ocupava na Rua Larga era um local onde não havia condições sequer de se fazer uma pequena reunião, tampouco de acomodar o acervo da instituição. Ocupando um espaço físico da Light, a APB dispunha de energia elétrica, água e telefone cedidos gratuitamente pela Patrocinadora, contra a qual, a qualquer momento, a Associação poderia ter que litigar.

Diante desses fatos, houve a necessidade de a APB adquirir a sua sede própria, o que foi feito com a liderança, o esforço e a competência do ex-presidente Silveira, juntamente com os demais Diretores.

Silveira presidiu a APB no período de 1995 a 2006, por 6 mandatos, quando deixou a Presidência, por motivos de ordem pessoal, passando a integrar o quadro de Conselheiros Natos, como dispõe o Estatuto da Associação.

A Diretoria da APB apresentou condolências à família.

Posts Destacados
Posts Recentes