Nosso passeio a Aparecida-SP
Colaboração do associado Celso Braga de Mello Membro Vitalício do Conselho Deliberativo
A comemoração dos 35 anos de existência da APB foi consignada pela celebração de uma missa na Basílica de nossa Senhora Aparecida (que contou com a participação do colaborador Antonio Raposo, devidamente paramentado), e a presença dos nossos associados, acomodados em local privilegiado, por iniciativa de Raposo e Carlos Alberto, que tiveram uma atuação impecável durante toda a viagem. Fizeram o máximo.
A Basílica, em determinadas ocasiões, chega a receber cerca de 250.000 pessoas por dia, e devido à sua magnitude e importância, já recebeu, em período relativamente recente, a visita de três Papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco, e lá também estão algumas relíquias que marcaram essas visitas.
As obras de arte ali contidas impressionaram a todos, especialmente os mosaicos elaborados com mármores, granitos, técelas de vidros e uma série de outras peças nacionais e estrangeiras. Seu museu preserva uma quantidade imensa de obras esculpidas em madeira, pedra-sabão e moldadas no barro que impressionam pela qualidade, com valor imaterial elevadíssimo. Uma sala que abriga exclusivamente joias, todas de alta qualidade artesanal, e elevado valor – fruto de doações. Após essa visitação, o que mais se ouviam eram comentários sobre toda essa riqueza. A Basílica possui cerca de 2.000 empregados, sendo o segundo templo católico do mundo, superado apenas pelo Vaticano, considerando suas dimensões e importância.
Outro destaque do passeio foi a participação da guia Patrícia. Pelo seu domínio de fatos relativos à religiosidade cristã e apreciáveis conhecimentos de história, sociologia e cultura geral, essa senhora poderia trabalhar como guia nos mais renomados museus de arte sacra internacionais.
No sábado, seguimos para a cidade próxima de Guaratinguetá, onde visitamos o santuário de Frei Galvão, o primeiro santo canonizado do Brasil e também grande devoto de Maria Santíssima. O que não poderia ficar sem registro, foi a visitação ao Seminário Franciscano daquela cidade, que contou com a participação significativa do rotundo frei franciscano Alexandre Holing, mais conhecido como Frei Xandão. Esse religioso, conseguiu fazer com que a sua simpatia, cultura, oratória, comunicabilidade e carisma pesassem mais do que seu corpanzil. O Seminário possui um dos maiores conjuntos de imagens de Nossa Senhora existente no país, o que surpreendeu e emocionou a todos.
No domingo, dia do retorno, fizemos um passeio, conduzidos pelo animadíssimo “trenzinho” local. Show! Esse serviço oferecido aos associados foi outra iniciativa positiva da nossa Associação, neste bem-sucedido passeio.