Tudo sobre a mudança da Bradesco para a Amil
No dia 26/12/2023, o Presidente da APB, Mário Correia e do Diretor de Assuntos Previdenciários e Assistenciais, Mario Romano (com o apoio de Marcia Ribeiro) reuniram-se com os representantes da Light, Tarcísio Barcelos, Fernanda Torres e Sérgio Salgado, a fim de esclarecer vários pontos da mudança de operadora do Plano de Saúde.
A Bradesco Saúde unilateralmente aplicou um reajuste de 85,83% nas mensalidades – segundo a operadora, visando o equilíbrio financeiro dos planos devido à sinistralidade (receita x despesas) que já apresentava prejuízo. Mas não demonstrou os cálculos que levavam a esse aumento;
Uma proposta de reajuste de 49% feita pela Bradesco reduziria as características dos planos para condições inferiores, com a inclusão de franquias elevadas e contrato mínimo de dois anos ininterruptos. A Light não aceitou;
Na migração para a Amil, as opções no plano – embora tenham correspondência com o Bradesco – têm características específicas que os diferenciam, e os valores não têm correlação entre os dois planos;
No período de 13/12 a 19/12/23 foram mantidos os planos Bradesco e Amil, ao mesmo tempo, durante o processo de migração, visando garantir o atendimento aos beneficiários durante a transferência de cadastro – conforme entendimento e decisão da Light. Esses sete dias serão contabilizados à Light e aos participantes para pagamento dos dois planos. A posição da APB, nessa reunião, foi de que esse valor não deve ser cobrado dos participantes, uma vez que já foi pago à Bradesco;
Sobre o valor da parcela de dezembro, período de 20 a 31/12/23 do plano Amil que, a princípio, viria no boleto de janeiro/24, reivindicamos parcelar em pelo menos duas vezes. Total do período da parcela do mês de dezembro da Amil: 13 a 31/12/2023;
A Amil possui uma rede própria de utilização para os seus planos. A inclusão de hospitais da rede do Bradesco, bem como laboratórios, profissionais e serviços que eventualmente não constem nos planos Amil, poderão ser solicitados à Light através do e-mail fernanda.torres@light.com.br, que os encaminhará para análise da nova operadora;
A opção por mudança de plano de menor custo (downgrade) poderá ser solicitada a qualquer tempo, por prazo indeterminado. Não é permitida opção por plano de maior valor (upgrade);
A Light contratou uma consultoria para fazer a gestão do plano e mitigar os riscos de controle dos custos e reajustes.
A APB pediu que fossem realizadas reuniões periódicas, a fim de acompanhar o processo operacional do plano Amil e auxiliar nas ações de controle. A Light informará a respeito.
Mário Correia
Diretor-Presidente
APB – Associação dos Participantes da Braslight