top of page

Como cuidar das suas finanças durante a pandemia

Estamos vivendo um período extraordinário, que pede ações extraordinárias para que passemos com o menor dano possível. Por isso, além de cuidar de sua saúde física, tem que cuidar das finanças da sua casa, e até de sua família, se for o caso. Veja estas dicas práticas: CONTROLE SEUS GASTOS Pegue uma folha de papel e coloque lá tudo que você ganha - aposentadoria, complementação, outras rendas regulares. E embaixo ano TODOS os gastos que você faz – nome da despesa e valor. Não deixe nada de fora. Essa folha vai lhe dar uma noção de quanto você gasta todo mês e ajuda a você fazer cortes.

Por quê fazer cortes agora? Porque você pode precisar mais adiante para uma despesa inesperada (ajudar um parente, por exemplo). Defina o que é imprescindível, necessário e desejável.

  • Imprescindível - sem isso você não pode viver

  • Necessário - traz benefício de curto e/ou longo prazo para você e sua família

  • Desejável - aquilo que vai deixar você ou sua família mais contente por algum tempo (essa despesa você pode cortar ou reduzir)

Tudo o que não se encaixar nessas categorias, classifique como Desperdício (essa despesa você DEVE cortar) CONTROLE SEUS EXTRATOS Na sua conta bancária pode haver alguns Débitos Automáticos que você nem lembra mais que existem ou já esqueceu o valor. No seu cartão de crédito, faça a mesma coisa. Esse conhecimento é necessário para responder aos quesitos acima. FAÇA UM FLUXO PROJETADO Sabendo quanto ganha e quanto gasta, projete seu orçamento para os próximos 12 meses, já considerando o que é sazonal: o 13º dos aposentados, que o INSS vai pagar em maio e junho (clique no link https://bit.ly/13oINSS-2020); a restituição ou o pagamento do Imposto de Renda, o IPTU e/ou IPVA. Planeje até os presentes de aniversário e outras festas, se forem necessários ou desejáveis (e tem usar a poupança para isso). Não faça novas dívidas. NEGOCIE SUAS DÍVIDAS E DESPESAS

  • Você pode viver com um pacote de celular menor? Ligue para a Operadora e diminua ese custo.

  • Você pode viver com um pacote de TV por assinatura menor (ou mesmo, sem isso)? Ligue para a operadora.

  • Negocie seus empréstimos. As instituições financeiras estão abertas a uma revisão, mas leve em conta o seguinte: você precisa reduzir sua prestação mensal, para sobrar um dinheiro todo mês e você fazer uma poupança para qualquer despesa inesperada.

  • Avalie suas aplicações: você tem condições de quitar seus empréstimos? Faça isso; negocie um desconto no saldo devedor. Você vai ter uma redução na despesa mensal, e pode colocar esse valor mensalmente na aplicação.

O importante é ter sua receita mensal cada vez maior. MANTENHA SEUS PAGAMENTOS EM DIA Não atrase pagamentos, porque isso gera juros e multa - o que é Desperdício.

FIQUE ATENTO AO SEU ENTORNO Você não está só no mundo. Quando você compra no mercado da esquina ou na padaria do bairro, vai pagar um pouco mais caro, mas vai promover a continuidade daquele pequeno comércio, os empregos daquelas pessoas que não têm a garantia que você tem, com sua aposentadoria ou pensão e complementação.

A economia é muito mais que as suas finanças pessoais.

Promover o emprego de quem vive na incerteza vai produzir um futuro melhor para você e as pessoas com quem convive. E lembre-se de que, em caso de uma grave crise financeira, aquele grande supermercado que você pega o carro, vai lá e estaciona para fazer suas compras, pode simplesmente fechar se não for lucrativo o bastante. Mas o pequeno comerciante aí ao lado da sua casa só tem esse ganha-pão, e pode resistir à crise só porque você não o abandonou neste momento. Para além disso tudo: FIQUE EM CASA. LAVE AS MÃOS. Vamos cuidar da saúde para sair dessa crise com mais uma batalha ganha no quadro de medalhas da vida.

Posts Recentes
bottom of page